Paradise

Paradise

Páginas

sexta-feira, junho 04, 2010

Dia Mundial do Meio Ambiente será comemorado com atividades especiais em todo o Brasil



Ambiente Brasil/ 04 de Maio de 2010

Neste sábado, 05, comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. Em todo o Brasil estão programadas atividades para celebrar a data. Em algum as regiões as festividades já começaram.
Em São Paulo, o Instituto de Botânica, do Jardim Botânico, abriu na última terça-feira, 01, as exposições “Biodiversidade – olhando a vida com outros olhos” e “Natureza brasileira – olhando a biodiversidade pelos olhos da arte”, além de lançar o Caderno de Educação Ambiental de Biodiversidade. As visitas podem ser feitas de terça a domingo das 9 às 17 horas.
No feriado de Corpus Christi o Parque Estadual do Guarapiranga ofereceu atividades voltadas ao público infantil como oficinas culturais e pintura de rosto. Durante todo o dia foi apresentada a peça “A fábula do Parque Encantado no coração do Guarapiranga”.
Amanhã, o anfiteatro do Parque Villa-Lobos, recebe o Teatro Criança Ecológica, em sessões às 11 e às 16 horas. O Parque Estadual da Cantareira, no Núcleo Cabuçu, oferece, no sábado e no domingo a “Trilha dos Sentidos”; no Núcleo Engordador, entre as atividades prevista estão, visita ao espaço Criança Ecológica, distribuição de mudas da Mata Atlântica e apresentação de vídeo sobre o lixo. No sábado, o Núcleo Pedra Grande conta com exposição de fotos, pinturas e arte da terra da Serra da Cantareira, com os artistas Lúcio Tamino e Juliana Morari. A exposição acontece até o dia 25 de outubro.
Ainda em São Paulo, o Parque Estadual do Jaraguá apresenta neste sábado, o Festival Minuto com exibições de vídeos com o “tema água”.
No Rio de Janeiro as comemorações acontecem de 6 a 11 de junho. Os interessados poderão visitar as dependências da Secretaria de Estado do Ambiente, SEA, do Instituto Estadual do Ambiente, Inea, suas respectivas superintendências regionais e o Encontro das Águas, Espaço do Ambiente, na Lagoa Rodrigo de Freias. Alunos da rede pública e de escolas técnicas já estão com as visitas agendadas.
A abertura das atividades está programada para domingo, 06, a partir das 9 horas no Aterro do Flamengo. No local haverá uma unidade móvel de educação ambiental e apresentação de vídeos do Circuito Tela Verde e realização de oficinas educativas para crianças.
Os visitantes poderão, ainda, verificar de perto materiais utilizados nas ações ambientais, como equipamentos de controle da qualidade do ar, de combate a incêndio florestal e apetrechos de caça e pesca ilegais apreendidos.
No dia haverá, também, apresentações culturais e das campanhas de combate à dengue e de combate ao tráfico de animais.
No dia 08, a Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, promove uma série de palestras com pesquisadores e empresários sobre reciclagem e consumo consciente. A abertura acontece às 9h30 com palestra do professor Walter Suemitsu, decano do CT, e a professora Elen Vasques Pacheco, de Instituto de Macromoléculas Professora Eloísa Mano, IMA/UFRJ. Os projetos ambientais da Universidade serão apresentados em filmes durante o evento. No hall de entrada será realizada uma exposição de arte com materiais reciclados e distribuídas mudas do Horto da UFRJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário