Caros amigos,
Chegou a hora: dia 7 de abril será a votação do Projeto de Lei Ficha Limpa. Nossos deputados têm uma escolha -- votar a favor da lei e remover criminosos da política, ou ficar do lado dos corruptos ao custo de toda a nação.
Não será uma vitória fácil, forças corruptas estão resistindo – somente uma mobilização massiva poderá vencê-los. Esta é a reta final para pressionar nossos deputados a votarem a favor da política limpa no Brasil -- vamos inundá-los com mensagens - envie a sua:
http://www.avaaz.org/po/vote_ficha_limpa/?vl
Se a Ficha Limpa passar, candidatos que cometeram crimes sérios como lavagem de dinheiro, tráfico de drogas e assassinato, serão removidos das eleições de outubro. Este pode ser um enorme passo para livrar o Brasil de uma classe política corrupta.
Através de muita pressão popular do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral e da Avaaz, nós ajudamos a introduzir esta lei e aprová-la para votação. Porém se ela passar, vários partidos políticos irão ver seus candidatos desqualificados das eleições de outubro, portanto muitos vão tentar barrá-la no Congresso. Nós não podemos perder esta oportunidade histórica – vamos mobilizar milhares de brasileiros nesta reta final -- envie uma mensagem:
http://www.avaaz.org/po/vote_ficha_limpa/?vl
Em um movimento histórico, mais de 1.6 milhões de brasileiros já levantaram as suas vozes contra a corrupção na política. Nós não podemos perder agora -- cada nome conta – encaminhe este alerta para todos que você conhece!
Com esperança,
Alice, Graziela, Paula, Paul, Ricken, Pascal, Benjamin, Ben e toda a equipe Avaaz
Saiba mais sobre a Ficha Limpa:
Site do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral:
http://www.mcce.org.br/
Projeto Ficha Limpa deve ser votado pela Câmara dia 7 de abril:
http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia182/2010/03/23/politica,i=181531/PROJETO+FICHA+LIMPA+DEVE+SER+VOTADO+PELA+CAMARA+DIA+7+DE+ABRIL.shtml
Movimento online renue 200 mil brasileiros em torno de campanhas como "Ficha Limpa":
http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2010/03/09/movimento+online+reune+200+mil+brasileiros+em+torno+de+campanhas+como+ficha+limpa+9421354.html
Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral consegue assinaturas necessárias para levar Projeto Ficha limpa ao Congresso:
http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia182/2009/09/17/politica,i=142687/MOVIMENTO+DE+COMBATE+A+CORRUPCAO+ELEITORAL+CONSEGUE+ASSINATURAS+NECESSARIAS+PARA+LEVAR+PROJETO+FICHA+LIMPA+AO+CONGRESSO.shtml
Blog direcionado ao meio ambiente e as informações recentes sobre alguns temas da área como, efeito estufa, legislação, dúvidas e outros, sempre que possível haverá novas informações sobre onde vivemos.
quarta-feira, março 31, 2010
terça-feira, março 30, 2010
segunda-feira, março 29, 2010
CONVITE
A Câmara Municipal de Poços de Caldas tem a honra de convidá-lo para participar da AUDIÊNCIA PÚBLICA sobre o tema: Destinação de Resíduos Sólidos Urbanos – Usinas Termo-elétricas.
Data: 31 de março de 2010
Horário: 17 h
Local: Rua Junqueiras, 454. - Plenário da Câmara MunicipalA audiência se realizará atendendo ao requerimento do Vereador Rogério de Souza Andrade e o objetivo dos trabalhos é a discussão das questões relacionadas à gestão do lixo em nosso município e a possibilidade da instalação de usina termo-elétrica.
A participação da comunidade é de fundamental importância para o processo democrático!
Quem desejar se pronunciar deverá se inscrever até às 18 hs do dia 30/03/2010 na Câmara Municipal ou pelo endereço eletrônico legislativa@camarapocos.mg.gov.br, limitado a 10 expositores, de acordo com a Lei 7537/01.
Indústrias e empresas cariocas emissoras de efluentes líquidos terão 90 dias para instalar caixas de inspeção
Danielle Jordan / AmbienteBrasil
As empresas cariocas emissoras de efluentes líquidos terão até o final de junho para instalar caixas de inspeção, que deverão ser mantidas em locais visíveis. A Lei 5669 foi sancionada na última sexta-feira, 26, no Rio de Janeiro.
De acordo com a engenheira do Instituto Estadual do Ambiente, Inea, Érika Cantanhede, esta medida permite a visualização e análise das substâncias geradas pelas empresas. A aparência dos efluentes também ficará visível, possibilitando a análise de concentração, atestando se estão enquadradas nas regras ambientais.
As empresas terão 90 dias a partir da data de sanção para se adequarem às novas normas, sob pena de sanções para quem não atender à determinação. Deverá ser instalada, no mínimo uma caixa para cada gênero ou tipo de efluente.
Os líquidos passarão pelas caixas de inspeção, que ficarão ligadas às saídas que desembocam em rios, redes de água pluviais e redes de esgoto.
*Com informações da ascom.
As empresas cariocas emissoras de efluentes líquidos terão até o final de junho para instalar caixas de inspeção, que deverão ser mantidas em locais visíveis. A Lei 5669 foi sancionada na última sexta-feira, 26, no Rio de Janeiro.
De acordo com a engenheira do Instituto Estadual do Ambiente, Inea, Érika Cantanhede, esta medida permite a visualização e análise das substâncias geradas pelas empresas. A aparência dos efluentes também ficará visível, possibilitando a análise de concentração, atestando se estão enquadradas nas regras ambientais.
As empresas terão 90 dias a partir da data de sanção para se adequarem às novas normas, sob pena de sanções para quem não atender à determinação. Deverá ser instalada, no mínimo uma caixa para cada gênero ou tipo de efluente.
Os líquidos passarão pelas caixas de inspeção, que ficarão ligadas às saídas que desembocam em rios, redes de água pluviais e redes de esgoto.
*Com informações da ascom.
Entulho do Shopping Iguatemi é jogado em área verde

Publicado por Manuela Alegriaem 24 de março, 2010Resto de escavação retirado do local onde foi erguido Iguatemi, no Lago Norte, é esquecido pelo poder público no Paranoá. Ibram alerta para risco de assoreamento do lago.
Uma montanha de terra, correspondente à escavação de uma área de 33 mil metros quadrados no Lago Norte, está abandonada há dois anos na região vizinha mais pobre, o Paranoá. Trata-se de um depósito esquecido pelo Poder Público em frente ao Estádio JK sem qualquer providência para evitar danos ambientais. O entulho foi levado da construção de um prédio luxuoso, cuja inauguração, prevista para a próxima terça-feira, é aguardada com entusiasmo pela classes média e alta do Distrito Federal: o Shopping Iguatemi, uma parceria empresarial das organizações Paulo Octávio e Carlos Jereissati.
Com autorização da Administração Regional do Paranoá, a Paulo Octávio, construtora responsável pela obra, deslocou para a cidade a 12 quilômetros de distância toda a terra retirada do local onde foi erguido o shopping, empreendimento com 200 lojas distribuídas em dois pisos, além de dois subsolos de garagem. Foram viagens de cerca de mil caminhões de terra, um volume estimado em 10 mil metros cúbicos de entulho. Tudo ocorreu com a autorização do ex-administrador do Paranoá, Sérgio Damaceno(1) – nomeado em ato do então governador José Roberto Arruda (sem partido) – mas sem o devido aval do órgão ambiental, o Instituto de Meio Ambiente do Distrito Federal (Ibram).
O Ibram não foi consultado, mas não teria autorizado, caso o órgão tivesse sido informado previamente do empreendimento. A montanha de terra, segundo o superintendente de licenciamento e fiscalização do Ibram, Eduardo Henrique Reis, provoca riscos de assoreamento do Lago Paranoá, graças à possibildidade de carreamento dos resíduos da construção pelas chuvas. Também há perigo de contaminação de nascentes do Paranoá e da qualidade da água. “Há erro da origem e da administração. O empreendedor não pode despejar resíduos onde quiser e a administração regional autorizar sem prévia anuência do Ibram”, disse Reis. “O único lugar onde se pode jogar resíduos é no aterro sanitário do Jóquei (Clube)”, acrescentou.
Notificação
O Ibram chegou a notificar a Administração Regional do Paranoá em fevereiro de 2009. O instituto pediu estudos de engenharia para a recuperação da área onde já estava depositada a terra. Uma das exigências é que fosse providenciado um projeto de drenagem pluvial, justamente para evitar o carreamento do entulho. O problema é alvo de uma investigação da Delegacia de Meio Ambiente do DF. Mas nenhuma medida prática foi adotada desde então. Na justificativa para a falta de ações, o atual administrador regional, Artur Nogueira, joga a responsabilidade para seu antecessor, Sérgio Damaceno que, por sua vez, culpa o sucessor. Pelo menos, numa coisa os dois concordam: a situação é totalmente irregular.
Damaceno afirma que o uso da terra, doada pela Paulo Octávio, foi um bom negócio para o Governo do Distrito Federal. “A empresa nos cedeu a terra gratuitamente e autorizei o depósito numa área onde já havia erosão”, disse o ex-administrador. Ele sustenta que sua intenção era construir uma pista de atletismo e um estacionamento para o estádio de futebol JK, próximo à montanha de terras do Iguatemi. “Uni o útil ao agradável”, afirma. O problema, segundo ele, é que houve um embargo do Ibram. A administração regional contratou uma empresa para construir um talude, plano para dar sustentação ao aterro. Mas o projeto teria sido paralisado com a mudança na administração regional. “Lamento que o projeto tenha sido abandonado porque não era uma obra minha e sim da cidade”, afirmou Damaceno.
O atual administrador, Artur Nogueira, assim que assumiu o cargo por indicação do sobrinho, o deputado distrital Cristiano Araújo (PTB), constatou a irregularidade, mas nada fez. Ele admite que o entulho traz riscos de dano ambiental e disse que foi informado de que a terra foi jogada em cima de minas de água. Mas lamenta não poder adotar nenhuma medida para reverter o problema. “Herdei esse entulho e não posso tomar nenhuma providência enquanto não houver uma conclusão do Ministério Público sobre a extensão do problema”, disse Nogueira. A assessoria de imprensa do shopping Iguatemi informou ao Correio que a construtora Paulo Octávio, responsável pela obra, agiu de acordo com a legalidade, já que obteve autorização da Administração Regional do Paranoá para o transporte da terra e nunca teria sido notificada pelo governo, tampouco pelo Ibram-DF.
1 – Substituição
O ex-administrador do Paranoá, morador da cidade, integra a carreira do Corpo de Bombeiros Militar do DF. Em 2006, ele foi candidato a um mandato de deputado distrital pelo PMN. Teve 4.341 votos. Depois de dois anos de gestão, foi substituído por Artur Nogueira, tio do deputado distrital Cristiano Araújo (PTB).
Fonte: Correio Braziliense
Por: Ana Maria Campos
domingo, março 28, 2010
Política Nacional de Recursos Sólidos
Para quem quiser se informar está disponível na net um PDF resumindo as atuações.
http://www.camara.gov.br/sileg/integras/501911.pdf
A Ementa pode ser visualizada nos sites governamentais realcionado a´s legislações
Ementa: Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos e dá outras providências
Dêem uma olhada e votem na enquete!!!
http://www.camara.gov.br/sileg/integras/501911.pdf
A Ementa pode ser visualizada nos sites governamentais realcionado a´s legislações
Ementa: Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos e dá outras providências
Dêem uma olhada e votem na enquete!!!
Site Ambiente Brasil Informa

EXCLUSIVO: Pesquisadores discutem planejamento urbano e utilização de bicicletas como alternativa sustentável
Danielle Jordan / AmbienteBrasil
Nesta sexta-feira, 26, o Centro de Gestão Tecnológica do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coppe/UFRJ, promove o Seminário Internacional “Pesquisando a Inclusão da Bicicleta no Contexto Urbano”.
O encontro terá início às 10 horas e acontece simultaneamente com o Fórum Mundial Urbano, WUF.
Pesquisadores de todo o mundo participam. A professora Milena Bodmer, do Programa de Engenharia de Transportes, representa da Coppe/UFRJ.
Os participantes vão discutir as necessidades e os desafios do planejamento urbano na atualidade em países como Índia, África do Sul, Tanzânia e Brasil. Serão apresentadas, ainda, experiências e os resultados alcançados.
*Com informações da ascom.
AFLUENTES MINEIROS

Entre os dias 22 e 24 de Março aconteceu em Belo Horizonte o Fórum das Águas promovido pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) em comemoração pela semana da água. O Comitê de Bacias Hidrográficas dos Afluentes Mineiros dos Rios Mogi-Guaçu e Pardo foi representado no evento por seu presidente Antônio Carlos Sales, seu vice, Rodopiano Marques Evangelista e pela secretária executiva Ana Beatriz Nogueira.
Primeiro ocorreu uma reunião do Fórum Mineiro de Comitês quando foi elaborada o plano de trabalho para 2010 e metas para o projeto estruturador. Logo depois o voce-presidente do CBH Mogi/Pardo, Rodopiano Marques presidiu a comissão eleitoral para a formação da coordenação do fórum. Foram eleitos seis representantes sendo o novo coordenador geral Wilson Akira Shimizu, presidente do CBH Araguari.
10 anos de CBH Mogi/Pardo
BH realizou uma homenagem ao Comitê da Bacia Hidrográfica dos Afluentes Mineiros dos Rios Mogi-Guaçu e Pardo pelos seus 10 anos de existência. O Governador do Estado Aécio Neves entregou a placa de homenagem nas mãos de Antônio Carlos. Na ocasião foram firmados convênios com a Semad e as entidades proponentes de 12 comitês de MG cada convênio é no valor de 143 mil reais para estrutura física e operacional das bacias.
sábado, março 27, 2010
A HORA DO PLANETA É HOJE!!!!!

No sábado, 27 de março, entre 20h30 e 21h30 (hora de Brasília), o Brasil participa oficialmente da Hora do Planeta. Das moradias mais simples aos maiores monumentos, as luzes serão apagadas por uma hora, para mostrar aos líderes mundiais a preocupação com o aquecimento global. A Hora do Planeta começou em 2007, apenas em Sidney, na Austrália. Em 2008, 371 cidades participaram. No ano passado, quando o Brasil participou pela primeira vez, o movimento superou todas as expectativas. Os 60 minutos de escuridão conhecidos como a Hora do Planeta, são uma iniciativa da organização ambientalista WWF para alertar sobre o aquecimento global. Maiores informações pelo site www.horadoplaneta.org.br .
Movimento contra o Sistema SIGA de Poços de Caldas
Nova manifestação contra o Sistema Integrado Grande Amigo (da Onça) ocorrerá neste sábado (27/03/2010) na praça do "Peladão" (de frente ao Palace Hotel).
Estaremos colhendo assinaturas em protesto contra o SIGA(O) e a administração municipal que aceitou a implantação dessa verdadeira aberração. Também estaremos ouvindo sugestões e esclarecendo eventuais dúvidas sobre o Movimento dos Usuários de Transporte Público (MUTRAPU), além de mostrar à população as propostas que formulamos até o momento que, no entanto, a Prefeitura Municipal e a Empresa Circullare teimam em não ouvir.
Contamos com a sua presença e solicitamos que repasse esse email à sua lista de contatos.
Atenciosamente
MUTRAPU – Movimento dos Usuários de Transporte Público
CMS – Coordenação dos Movimentos Sociais
Estaremos colhendo assinaturas em protesto contra o SIGA(O) e a administração municipal que aceitou a implantação dessa verdadeira aberração. Também estaremos ouvindo sugestões e esclarecendo eventuais dúvidas sobre o Movimento dos Usuários de Transporte Público (MUTRAPU), além de mostrar à população as propostas que formulamos até o momento que, no entanto, a Prefeitura Municipal e a Empresa Circullare teimam em não ouvir.
Contamos com a sua presença e solicitamos que repasse esse email à sua lista de contatos.
Atenciosamente
MUTRAPU – Movimento dos Usuários de Transporte Público
CMS – Coordenação dos Movimentos Sociais
Assinar:
Postagens (Atom)