Paradise

Paradise

Páginas

segunda-feira, março 29, 2010

Entulho do Shopping Iguatemi é jogado em área verde



Publicado por Manuela Alegriaem 24 de março, 2010Resto de escavação retirado do local onde foi erguido Iguatemi, no Lago Norte, é esquecido pelo poder público no Paranoá. Ibram alerta para risco de assoreamento do lago.

Uma montanha de terra, correspondente à escavação de uma área de 33 mil metros quadrados no Lago Norte, está abandonada há dois anos na região vizinha mais pobre, o Paranoá. Trata-se de um depósito esquecido pelo Poder Público em frente ao Estádio JK sem qualquer providência para evitar danos ambientais. O entulho foi levado da construção de um prédio luxuoso, cuja inauguração, prevista para a próxima terça-feira, é aguardada com entusiasmo pela classes média e alta do Distrito Federal: o Shopping Iguatemi, uma parceria empresarial das organizações Paulo Octávio e Carlos Jereissati.

Com autorização da Administração Regional do Paranoá, a Paulo Octávio, construtora responsável pela obra, deslocou para a cidade a 12 quilômetros de distância toda a terra retirada do local onde foi erguido o shopping, empreendimento com 200 lojas distribuídas em dois pisos, além de dois subsolos de garagem. Foram viagens de cerca de mil caminhões de terra, um volume estimado em 10 mil metros cúbicos de entulho. Tudo ocorreu com a autorização do ex-administrador do Paranoá, Sérgio Damaceno(1) – nomeado em ato do então governador José Roberto Arruda (sem partido) – mas sem o devido aval do órgão ambiental, o Instituto de Meio Ambiente do Distrito Federal (Ibram).

O Ibram não foi consultado, mas não teria autorizado, caso o órgão tivesse sido informado previamente do empreendimento. A montanha de terra, segundo o superintendente de licenciamento e fiscalização do Ibram, Eduardo Henrique Reis, provoca riscos de assoreamento do Lago Paranoá, graças à possibildidade de carreamento dos resíduos da construção pelas chuvas. Também há perigo de contaminação de nascentes do Paranoá e da qualidade da água. “Há erro da origem e da administração. O empreendedor não pode despejar resíduos onde quiser e a administração regional autorizar sem prévia anuência do Ibram”, disse Reis. “O único lugar onde se pode jogar resíduos é no aterro sanitário do Jóquei (Clube)”, acrescentou.

Notificação

O Ibram chegou a notificar a Administração Regional do Paranoá em fevereiro de 2009. O instituto pediu estudos de engenharia para a recuperação da área onde já estava depositada a terra. Uma das exigências é que fosse providenciado um projeto de drenagem pluvial, justamente para evitar o carreamento do entulho. O problema é alvo de uma investigação da Delegacia de Meio Ambiente do DF. Mas nenhuma medida prática foi adotada desde então. Na justificativa para a falta de ações, o atual administrador regional, Artur Nogueira, joga a responsabilidade para seu antecessor, Sérgio Damaceno que, por sua vez, culpa o sucessor. Pelo menos, numa coisa os dois concordam: a situação é totalmente irregular.

Damaceno afirma que o uso da terra, doada pela Paulo Octávio, foi um bom negócio para o Governo do Distrito Federal. “A empresa nos cedeu a terra gratuitamente e autorizei o depósito numa área onde já havia erosão”, disse o ex-administrador. Ele sustenta que sua intenção era construir uma pista de atletismo e um estacionamento para o estádio de futebol JK, próximo à montanha de terras do Iguatemi. “Uni o útil ao agradável”, afirma. O problema, segundo ele, é que houve um embargo do Ibram. A administração regional contratou uma empresa para construir um talude, plano para dar sustentação ao aterro. Mas o projeto teria sido paralisado com a mudança na administração regional. “Lamento que o projeto tenha sido abandonado porque não era uma obra minha e sim da cidade”, afirmou Damaceno.

O atual administrador, Artur Nogueira, assim que assumiu o cargo por indicação do sobrinho, o deputado distrital Cristiano Araújo (PTB), constatou a irregularidade, mas nada fez. Ele admite que o entulho traz riscos de dano ambiental e disse que foi informado de que a terra foi jogada em cima de minas de água. Mas lamenta não poder adotar nenhuma medida para reverter o problema. “Herdei esse entulho e não posso tomar nenhuma providência enquanto não houver uma conclusão do Ministério Público sobre a extensão do problema”, disse Nogueira. A assessoria de imprensa do shopping Iguatemi informou ao Correio que a construtora Paulo Octávio, responsável pela obra, agiu de acordo com a legalidade, já que obteve autorização da Administração Regional do Paranoá para o transporte da terra e nunca teria sido notificada pelo governo, tampouco pelo Ibram-DF.

1 – Substituição

O ex-administrador do Paranoá, morador da cidade, integra a carreira do Corpo de Bombeiros Militar do DF. Em 2006, ele foi candidato a um mandato de deputado distrital pelo PMN. Teve 4.341 votos. Depois de dois anos de gestão, foi substituído por Artur Nogueira, tio do deputado distrital Cristiano Araújo (PTB).

Fonte: Correio Braziliense

Por: Ana Maria Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário