Paradise

Paradise

Páginas

domingo, abril 04, 2010

NOVO MINISTRO DEFENDE AUMENTO DE PRODUÇÃO COM PRESERVAÇÃO AMBIENTAL

O novo ministro da Agricultura, Wagner Rossi, disse nesta quarta-feira(31) que a compatibilização entre o aumento da produção agrícola e a necessidade de preservação ambiental seguirá sendo o grande desafio de seu ministério. Durante a cerimônia de transmissão de cargo, ele criticou quem elabora as políticas ambientais sem conhecer a realidade do campo.

“Quem melhor sabe como preservar é o produtor rural, porque faz isso com a vegetação, com os mananciais. Não são aqueles que, a distância, ainda que com boas intenções, pensam o mundo a partir de suas cabeças. Temos que fazer isso com respeito”, afirmou.

Rossi disse que dará continuidade às ações encampadas pelo ministro Reinhold Stephanes e destacou a luta de seu antecessor por aquela que foi considerada a maior preocupação do setor: os fertilizantes, cujo projeto para regular a exploração foi entregue nesta terça-feira(30) ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“Apesar de ser uma das mais produtivas, há um pé que não está funcionando na agricultura brasileira. Temos alta dependência da importação de fertilizantes. Precisamos do apoio da Petrobras e de empresas privadas, como a Vale, para alcançar a autossuficiência. O ministro Stephanes se dedicou muito a isso e vamos dar continuidade”, disse.

Quanto ao apoio à comercialização de grãos, o novo ministro disse ter uma boa experiência no assunto, conquistada ao longo dos pouco mais de dois anos em que foi presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Segundo ele, é unanimidade entre os técnicos do Ministério da Agricultura que alguns detalhes propostos pelo Ministério da Fazenda nas portarias interministeriais “engessa” todo o mecanismo de apoio aos produtores.

O substituto de Rossi na presidência da Conab ainda não foi escolhido. Segundo o recém empossado ministro da Agricultura, o presidente Lula encarregou a ele e ao ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, a tarefa. “Teremos, se possível, uma solução interna.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário