Paradise

Paradise

Páginas

terça-feira, abril 06, 2010

Philips pretende ampliar pontos de coleta do programa “Ciclo Sustentável”


Em dezembro de 2008, a Philips do Brasil lançou em Manaus, no Amazonas, o programa piloto Ciclo Sustentável Philips, com o objetivo de ajudar os consumidores finais a destinar os produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos quebrados e sem uso. Atualmente, a iniciativa cresceu em todo o país e contempla 25 cidades brasileiras. De acordo com a Philips, o projeto quer ter pontos de coleta em todos os estados do país.

O programa coleta todos os tipos de aparelhos eletroeletrônicos e eletrodomésticos da marca Philips, como TVs, aparelhos de áudio e vídeo, cafeteiras, entre outros. Ao ser coletados, os materiais são encaminhados para um descarte adequado, por meio da empresa Oxil, evitando danos ao meio ambiente. “Dessa forma, os produtos completarão seu ciclo de vida de maneira sustentável”, afirma nota no site da organização.

“A maioria dos produtos da Philips é colocada na tomada, consumimos muita energia. O que fazemos hoje é pensar no que vamos deixar para o futuro, satisfazendo as gerações atuais sem comprometer as futuras”, explicou Renata Macedo, gerente de Sustentabilidade da Philips do Brasil.

Há cerca de dois anos, a empresa holandesa passou a investir intensamente em sustentabilidade. Em 2009, os produtos ambientalmente corretos da empresa representaram um total de 31% das vendas globais de US$ 33 bilhões, contra 23% em 2008. Durante o período, foram mais de 400 milhões de euros investidos e 800 produtos sustentáveis lançados.

Como participar do Ciclo Sustentável

Em relação ao programa Ciclo Sustentável, os interessados podem entrar em contato com o Centro de Informações ao Consumidor da empresa, através dos números (11) 2121-0203 (Grande São Paulo) e 0800-701-0203 (demais regiões).

No site da organização, também tem um mapa do Brasil, no qual é possível saber os estados e os endereços dos pontos de coleta.

Também é possível acionar o serviço de coleta domiciliar. O consumidor telefona para o o Centro de Informações ao Consumidor e solicita a visita do posto autorizado, que recolhe o produto. A diferença nesse caso é que tal alternativa envolve custo.

Lixo eletrônico

Recentemente, a ONU divulgou um relatório preocupante sobre o descarte indevido de lixo eletrônico. Segundo a entidade, a destinação incorreta nos países em desenvolvimento deverá sofrer um aumento entre 400% e 500% até 2020, em comparação com os níveis de 2007.

De acordo com o estudo, o Brasil é o mercado emergente que gera o maior volume de lixo eletrônico per capita a cada ano. Só de computadores (PCs) são abandonadas 96,8 mil toneladas métricas anualmente, o equivalente a meio quilo por habitante.

Fonte: EcoD

Nenhum comentário:

Postar um comentário